A Sociologia dos Países Subdesenvolvidos

A Sociologia dos Países Subdesenvolvidos: introdução metodológica ou prática metodicamente desenvolvida da ocultação dos fundamentos sociais do “vale das lágrimas”
Livro, publicado em 2008 (Editora Contraponto), manuscrito do autor de 1975

VIEIRA PINTO, Álvaro. A Sociologia dos Países Subdesenvolvidos: Introdução metodológica ou prática metodicamente desenvolvida da ocultação dos fundamentos sociais do “vale das lágrimas”. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

Acesso a obra:

➡     Visualizar trechos do livro no Google Books

➡     Baixar (arquivo PDF) do Sumário da obra, pelo site da Editora Contraponto

➡     Baixar (arquivo PDF) do artigo de Apresentação da obra, pelo site da Editora Contraponto

Pesquisas sobre a obra:

Referências sobre a obra:

  • “Num breve espaço de tempo [após a publicação de O Conceito de Tecnologia], mais um inédito de Vieira Pinto [A sociologia dos países subdesenvolvidos] será publicado. É o inédito sobre o qual Álvaro confidencia a sua sobrinha Mariza, no dia do falecimento de seu pai, irmão mais novo de Álvaro, que havia terminado de concluir e que lhe permitia afirmar que havia completado o seu pensamento.” (FÁVERI, 2014, p.102, adições nossas)
  • “Depois de ter realizado uma análise cronológica da produção de suas obras e contatos com pessoas que viveram proximamente do intelectual, concluímos que essa é a penúltima citada por ele na entrevista concedida ao prof. Saviani. E a obra foi intitulada A sociologia dos países subdesenvolvidos e consta riscado, abaixo do título em manuscrito, “Introdução metodológica ou prática metodologicamente desenvolvida da ocultação dos fundamentos sociais do ‘vale de lágrimas'”. No momento, estamos em trâmites para publicar a referida obra, que é composta de aproximadamente quatrocentas e dez páginas, cujo prefácio me foi autorizado elaborar, por um membro da família com parentesco próximo de Vieira Pinto.” (FÁVERI, 2014, p.102)

Imagens:

“Imagem dos cadernos- manuscritos derradeiros de Álvaro Vieira Pinto (Acervo pessoal Prof. Ernesto De Fáveri)” Fonte: Tese “Sociologia do subdesenvolvimento: visita ao espaço reflexivo dos escritos derradeiros de Álvaro Borges Vieira Pinto (1974-1977)” de Paulo César da Costa Heméritas (2015), p.129.