Representando a Rede AVP, Rodrigo Freese Gonzatto realizou (em 23/1/2025) visita à Faculdade de Filosofia da Universidade Nacional de Assunção, no Paraguai, espaço histórico onde o filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto ministrou cursos de filosofia contemporânea, entre 1954-1955.
A recepção no campus foi feita pelo prof. Dr. Jorge Benítez, coordenador do curso de Filosofía da UNA, e o prof. Milson Godoy, pesquisador em Comunicação da Dirección de Investigación FFUNA, assim como outros professores e corpo administrativo, para conhecer o prédio histórico, a biblioteca e o campus da Faculdade de Filosofia.
Foram doados exemplares de Filosofía Actual para a Biblioteca. Trata-se de um gesto simbólico, para que a obra retorne ao Paraguai, com o texto integral em espanhol. Originalmente, as notas das aulas foram reunidas em formato de apostila, pelo advogado e dramaturgo José Rivarola Matto em 1957, mas foram publicadas pela primeira vez em livro pela Rede Álvaro Vieira Pinto apenas em 2022.


As aulas na Faculdad de Filosofía não marcaram apenas seus estudantes, como José Rivarola Matto, mas também tiveram grande influência no pensamento de Vieira Pinto. Nos conta Norma Côrtes, em seu prefácio de Filosofía Actual:
Vieira Pinto participou da MCB [Misíon Cultural Brasileña], em meados de 1954 (…) Por isso, estou bastante convencida que as lições consistiram num típico turning point da trajetória intelectual de Álvaro Vieira Pinto. Quer dizer, creio que tanto a clareza sobre o alcance político de sua atuação junto à MCB quanto o enorme êxito de público resultante da sua experiência docente em terras guaranis […] para Vieira Pinto, Filosofía Actual parece ter sido um ponto de inflexão entre a orientação platônica e as filosofias da existência […] a princípio, ele pretendia voltar à Assunção para também oferecer um curso sobre as ideias de são Tomás de Aquino. Porém, isso não aconteceu. E, muito embora tenha regressado, repetiu a mesma disciplina sobre fenomenologia e existencialismo, que havia oferecido no ano anterior — e, mais uma vez, novamente, logrou grande sucesso de público.” (CÔRTES, 2022, p. 10-12)
A UNA é a Universidade mais antiga do Paraguai, fundada em 1889. Já a Faculdade de FiIlosofía, foi criada em 1948. A Missão Cultural Brasileira, gestada em 1952, foi um projeto de relação política entre Brasil e Paraguai, e teve como uma de suas ações a construção do edifício da Faculdade de Filosofia (Colégio Experimental Paraguay-Brasil, CEPEB). O projeto de arquitetura modernista, realizado por Affonso Reidy, começou a ser construído em 1953. (LOPES, 2016)



Agradecemos à Pablo Raúl Rojas, pelo seu excelente trabalho nas relações interinstitucionais, e que realizou todos os contatos necessários para o encontro ser realizado, abrindo o espaço para a visita, projetos, colaborações e convênios com instituições. Agradecemos Carlos Bogado, diretor da Biblioteca de la Facultad de Filosofía, pela recepção. E também à psicóloga Sara Campagnaro, que acompanhou a visita e realizou parte do registro fotográfico.
Referências
- CÔRTES, Norma. Diplomacia, Rivalidades Intelectuais e a Filosofía Actual: À guisa de Prefácio. In VIEIRA PINTO, Álvaro. Filosofia actual: notas de aulas por José Maria Rivarola Matto. Curitiba: Rede Álvaro Vieira Pinto [Rodrigo Freese Gonzatto, Luiz Ernesto Merkle, Norma Côrtes, Rafael Rodrigo Mueller (Orgs.)], 2022. https://alvarovieirapinto.org/filosofia-actual-2022/
- LOPES, Eduardo Verri. Aproximações sobre arquitetura paraguaia contemporânea. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Estadual de Maringá. mar 2016.