Livro Filosofia Actual: notas de aulas por José María Rivarola Matto [2022]

A Rede Álvaro Vieira Pinto apresenta a primeira edição do livro Filosofia Actual: notas de aulas por José María Rivarola Matto. A obra inclui a transcrição integral em espanhol das notas de aula de Álvaro Vieira Pinto, mimeografadas e distribuídas em 1957 por iniciativa do advogado e dramaturgo José María Rivarola Matto, e apoio da Misión Cultural Brasileña, da Faculdad de Filosofía de Asunción, Paraguai.

Neste livro Vieira Pinto apresenta aulas introdutórias sobre filosofia moderna, ciência, fenomenologia, neopositivismo existencialismo e o pensamento de Kierkegaard, Heidegger, Sartre e Jaspers.

Acesso a obra:

➡  Ebook: download gratuito do livro Filosofia Actual em PDF

➡  Livro impresso: comprar Filosofia Actual no Clube de Autores [R$±45]

Capa do livro Filosofia Actual, apresentando nome do autor, Álvaro Vieira Pinto; seu título, Filosofía Actual: Notas de aulas por José Maria Rivarola Matto. Abaixo, "Texto original em espanhol", e no rodapé a logo da Rede Álvaro Vieira Pinto. O fundo da capa apresenta uma imagem da Universidad Nacional de Asunción, com filtro azulado. Parte do texto da capa está sobre uma representação da costa da América Latina, em branco.

Sobre esta edição

Esta primeira edição articula um esforço interinstitucional para divulgação da obra de Álvaro Vieira Pinto e da história da Filosofia na América Latina, realizada pela Rede Álvaro Vieira Pinto. A obra foi organizada por Luiz Ernesto Merkle (UTFPR), Rodrigo Freese Gonzatto (PUCPR), Norma Côrtes (UFRJ) e Rafael Rodrigo Mueller (UNESC) e várias colaboradoras e colaboradores. A obra era de difícil acesso, e vinha apenas circulando por meio de facsímiles impressos e digitais.

Além da transcrição e edição da apostila de 1957, em espanhol, esta edição agrega uma contextualização redigida por Norma Côrtes: “Diplomacia, Rivalidades Intelectuais e a Filosofía Actual: À guisa de Prefácio”, que apresenta a obra e seus autores no respectivo contexto histórico da filosofia e política da época.

Capa completa da obra Filosofia Actual, contendo: primeira e quarta capa e orelhas. As cores principais são: azul e branco na primeira capa, e vermelho e preto na quarta capa.

As capas são criação de Rodrigo Freese Gonzatto, e apresentam um segmento da costa da América Latina em projeção cartográfica suleada, sobre fotos da Universidad Nacional de Asunción.

A edição inclui um índice onomástico, que ressalta os autores que Vieira Pinto menciona, e um sumário estendido, que compedia os realces destacados por Vieira Pinto e Rivarola na versão mimeografada. Esta edição adiciona algumas ilustrações, como o facsímile da capa da apostila original e das capas de livros que Vieira Pinto menciona em sua introdução. Também inclui referência à paginação original da apostila de 1957, de modo a facilitar a citação e documentos relacionados às aulas, como relatório e documento da Embaixada do Brasil. A edição também contou com alguns ajustes ortográficos no texto, devidamente marcados pela organização.

Muitas colaborações tornaram esta edição possível. Dentre elas:

  • Revisão de português por Silvana de Araújo Vaillões
  • Revisão de espanhol por Ana Maria Rivera Fellner
  • Revisão por Breno Augusto da Costa (IFPR) e Cristian Cipriani (Univel)
  • Proposta de diagramação por Claudia Bordin Rodrigues da Silva (UTFPR)

Agradecemos a todas as pessoas que auxiliaram a tornar a publicação possível!

Como citar a obra?

VIEIRA PINTO, Álvaro. Filosofia actual: notas de aulas por José Maria Rivarola Matto. Curitiba: Rede Álvaro Vieira Pinto [Rodrigo Freese Gonzatto, Luiz Ernesto Merkle, Norma Côrtes, Rafael Rodrigo Mueller (Orgs.)], 2022.