Fotos

Fotografias de Álvaro Vieira Pinto. Para ver a coleção completa em resolução máxima e dados completos, acesso a coleção Fotografias de Álvaro Vieira Pinto no repositório de acesso aberto Arcaz.

Foto de Álvaro Vieira Pinto

Arquivo Nacional, Correio da Manhã. PH/FOT 38924. In. CORTÊS, Norma. Esperança e Democracia. Belho Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERFJ, 2003.

 

Fotos com Álvaro Vieira Pinto (livro RABÊLO, José M.; RABÊLO, Thereza. Diáspora: os longos caminhos do exílio. 2001)

In. RABÊLO, José M.; RABÊLO, Thereza. Diáspora: os longos caminhos do exílio. 2001. Grifo nosso em amarelo.

 

Álvaro Borges Vieira Pinto (1909-1987) (fotografia de autoria desconhecida, 7-6-1962, Curitiba, Ultima Hora)

Álvaro Borges Vieira Pinto (1909-1987) (fotografia de autoria desconhecida, 7-6-1962, Curitiba, Ultima Hora)

 

Foto de Álvaro Vieira Pinto na capa do DVD da Coleção "Grandes Educadores". Origem e informações sobre a foto desconhecidas.

Foto de Álvaro Vieira Pinto na capa do DVD da Coleção “Grandes Educadores”. Origem e informações sobre a foto desconhecidas.

Álvaro Vieira Pinto ao microfone em palestra no ISEB. Foto do Arquivo Nacional encontrada por Nôrma Côrtes. S/d.

Foto identificada no artigo de Norma Côrtes (1999) “Consciência e Realidade Nacional: Notas sobre a ontologia da nacionalidade de Álvaro Vieira Pinto (1909-1987)”, da Revista Acervo, Rio de Janeiro v.12, n.1-2. p.130. A legenda do artigo consta: “Álvaro Vieira Pinto, diretor do ISEB, ao microfone. S.d. Arquivo Nacional.

Álvaro Vieira Pinto na palestra de Jean-Paul Sartre, no ISEB, em 1960.

Foto encontrada por Breno Costa na Tese de Doutorado (2017) “A trajetória intelectual e política de Roland Corbisier” de Fabrício Augusto Souza Gomes. com legenda: “Figura 3. Jean-Paul Sartre (de óculos), numa palestra no ISEB, em 1960. Sartre viajara ao Brasil a convite de Roland Corbisier. Acervo da família, doado a Fabrício Augusto Souza Gomes.”

Foto de Álvaro Vieira Pinto e Mariza Siqueira Vieira Pinto

Foto de Álvaro Vieira Pinto e Mariza Siqueira Vieira Pinto. Encontrada na tese de doutorado de Paulo César da Costa Heméritas, tendo como fonte: Acervo pessoal Prof. José Ernesto De Fáveri