Sobre

O projeto “Rede Álvaro Vieira Pinto” visa estimular, divulgar e tornar acessível o pensamento de Álvaro Borges Vieira Pinto, assim como a pesquisa realizada com e sobre sua obra.

Logo da Rede Álvaro Vieira Pinto

Este sítio eletrônico é mantido e desenvolvido desde 2015 por Rodrigo Freese Gonzatto, a partir de sua pesquisa de doutorado em Tecnologia e Sociedade, junto ao professor orientador Luiz Ernesto Merkle a partir do grupo de pesquisa “Xuê: Participação, interação e computação” que faz parte da linha de pesquisa em Mediações e Culturas do Programa de Pós Graduação em Tecnologia (PPGTE),  oferecido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Curitiba.

Para o desenvolvimento deste projeto utilizamos de materiais desenvolvidos em nossa pesquisa de doutorado, também disponibilizados no repositório Arcaz da UTFPR (Curitiba); e também dos recursos criados em pesquisa de iniciação científica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, Curitiba), disponibilizados na plataforma de projetos colaborativos Corais. Para uma maior difusão das pesquisas e projetos, com um horizonte de Acesso Aberto e de Cultura Livre, criamos este site a partir do  Wordpress (plataforma de gerenciamento de conteúdo em software livre), disponibilizamos o conteúdo criado por nós para este sítio a partir de licença pública CC-BY 4.0 e compartilhamos materiais de pesquisa, ensino e aprendizagem como Recursos Educacionais Abertos (REA).

O projeto foi iniciado com este sítio eletrônico e uma lista de e-mail, em 2015. Em 2016 foram trabalhadas a página e o grupo no Facebook. Em 2017 o nome mudou de “Centro de Estudos sobre Álvaro Vieira Pinto” para “Rede de Estudos sobre Álvaro Vieira Pinto”, visando ressaltar seu caráter de comunidade de pesquisa. Nos últimos anos, a rede foi sendo chamada apenas de “Rede de Estudos Álvaro Vieira Pinto” e em 2021 assumimos o nome “Rede Álvaro Vieira Pinto”, que já estava sendo utilizado informalmente sob o acrônimo “Rede AVP”.

Entre em contato conosco pelo e-mail: gt.alvarovieirapinto@gmail.com, pela nossa página no Facebook ou pela lista de discussão por email.

Coordenação da Rede

Conselho consultivo

  • Em articulação.

Agradecimentos por contribuições a Rede

Veja aqui Como colaborar com a Rede Álvaro Vieira Pinto?!

Apoio e vínculos institucionais


Logo do estúdio Xuê

Grupo de pesquisa
“Xuê: Participação, interação e computação”


Logo do repositório Arcaz

Repositório de Recursos Educacionais Abertos
Arcaz


Logo do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia

Programa de Pós Graduação em Tecnologia
PPGTE


Logo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba
UTFPR


Logo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus Curitiba
PUCPR