Obras não publicadas

São 6 obras não publicadas de Álvaro Vieira Pinto que se tem indicação da existência, mas não se conhece acesso até o momento: 3 manuscritos de livros não publicados; 1 texto mimeografado “Textos selecionados para o ensino”; 1 conjunto de pequenos artigos em revistas universitários chilenas; e 1 conjunto de aulas gravadas e editadas no Chile.

Livros e manuscritos ainda não encontrados

Em entrevista cedida a Demerval Saviani em julho de 1981, documentada no início da obra “Sete lições sobre Educação de Adultos”, Vieira Pinto comenta que possui manuscritos de livros que ainda não foram publicados:

“E agora fico só com o que tenho guardado para publicar, mas é muita coisa! Tenho um livro sobre Tecnologia, que é muito grande, vários volumes para abranger a matéria toda. Tenho pronto um livro sobre a Filosofia Primeira; outro com o título A educação para um país oprimido. Tenho outro sobre os roteiros do curso de Educação de Adultos feito no Chile. Considerações éticas para um povo oprimido, livro sobre a ética que considero de grande valor no meu pensamento, porque não se dá à ética a importância que ela tem e centralizo um grande número de questões em torno de problemas éticos. Daí desenvolvi um livro que trata exatamente da ética, mas da ética concreta, da ética real, de um País como o nosso, não é ética abstrata dos valores, das teorias, ou noções abstratas do dever, obediência, finalidade, nada disso. A ética real que funciona no mundo. A sociologia do povo subdesenvolvido é outro livro que tenho pronto. Cada livro tem 3 e 4 volumes. A crítica da existência é outro livro que está guardado, um volume só, incompleto, pois não pude continuar escrevendo o que desejada porque estava cansado.” (VIEIRA PINTO, Álvaro. Sete lições sobre Educação de Adultos. São Paulo: Cortez Editora, 1984. p.20, grifos nossos)

Destas obras citadas pelo próprio Álvaro Vieira Pinto, três foram publicadas:

  • “livro sobre Tecnologia (…) vários volumes” (encontrado e publicado em 2005, pela Editora Contraponto, com o título “O Conceito de Tecnologia”, em 2 livros que concentram os 4 volumes da obra)
  • A sociologia do povo subdesenvolvido (encontrado e publicado em 2008, pela Editora Contraponto, sob o título “A Sociologia dos países subdesenvolvidos”, em 1 volume)
  • “roteiros do curso de Educação de Adultos” (publicado em 1982 pela editora Cortez no próprio livro que contém a entrevista com o depoimento citado acima, intitulado “Sete lições sobre Educação de Adultos”)

Entretanto, ainda não foram encontradas e ainda estão sem publicação as seguintes obras:

  • “livro sobre a Filosofia Primeira” (não publicado, localização desconhecida)
  •  A educação para um país oprimido (não publicado, localização desconhecida)
  • Considerações éticas para um povo oprimido (não publicado, localização desconhecida)
  • A Crítica da Existência (incompleto, não publicado, localização desconhecida)

Além disso, também é importante lembrar que, mesmo entre as obras já publicadas, a maior parte da bibliografia de Vieira Pinto também encontra-se esgotada e sem reedições, ou ainda publicada apenas em espanhol e sem ter sido publicada em português.

 

Outras possíveis obras e referências não encontradas

  • Existe uma menção a um texto mimeografado, de 1959(?), chamado “Textos selecionados para o ensino” citado no livro de Marcos Freitas e no artigo: “ISEB: um recenseamento bibliográfico“, de Edison Bariani Junior. Entretanto, não encontramos outras menções a esse texto em nenhum outro artigo ou livro. Em contato por email com o autor do artigo, o pesquisador comentou que é possível que seja um material para um curso do ISEB, e pode estar no que restou do acervo do ISEB ou na UFRJ, mas não há maiores informações. Agradecemos a resposta e consideramos nesta lista desta página, que este texto por enquanto é um manuscrito ainda não encontrado. Acreditamos que seja possível que este texto seja, na realidade, o texto de Filosofia Actual, que é mimeografado.
  • A pesquisadora Norma Côrtes faz referência a artigos publicados em revistas universitárias no Chile: “Em fins de 1966, publica pequenos artigos em revistas universitários chilenas.” (CÔRTES, 2003, p.322, grifo nosso). Não se sabe ainda que artigos são estes e em que revistas foram publicados.
  • O pesquisador José Ernesto de Fáveri faz menção a aulas gravadas e transcritas, possivelmente em espanhol: “No exílio, Álvaro Vieira Pinto produz duas obras quase que simultaneamente: a primeira foi escrita em Santiago do Chile, oriunda de aulas gravadas e transcritas em 1966, que foi publicada em português somente em 1969, pela Editora Paz e Terra, do Rio de Janeiro, porque o CELAD não tinha interesse em publicá-la em Espanhol” (FÁVERI, 2014, p.100-101, grifo nosso) Norma Côrtes também faz menção à gravações: “Ainda em 1967, a convite da Escola de Saúde do Chile, oferece curso de extensão a uma turma de médicos sanitaristas. Bem-sucedidas, as aulas foram gravadas e editadas.” (CÔRTES, 2003, p.322, grifo nosso). Ainda não se teve acesso a estas gravações.

 

Levantamento realizado por Rodrigo Freese Gonzatto e Luiz Ernesto Merkle.