Qual a relação entre Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto?

Ambos nasceram no Brasil, tiveram contato (possivelmente) pelo ISEB, e ambos estiveram no Chile em exílio ( Álvaro Vieira Pinto foi pra o Chile com ajuda de Paulo Freire e juntos ministraram um curso). Um ponto em comum e evidente, entre o pensamento de Paulo Freire e de Álvaro Vieira Pinto, é que ambos propõe questionamentos à questão da Educação e abordam a educação de adultos, a educação popular  e a questão da alfabetização

No livro “Sete lições sobre a educação para adultos”, Álvaro Vieira Pinto faz referências a passagens que lembram o chamado “método Paulo Freire”, como o processo conscientização a partir de imagens. Em sua obra, Vieira Pinto também aborda a consciência crítica e comenta sobre o grau zero e a questão da alfabetização (a inexistência de “analfabetos” propriamente ditos) que estão muito ligados à noção de educação bancária em Paulo Freire, por exemplo.

 

Referências de Álvaro Vieira Pinto citando Paulo Freire

Considerando apenas menções diretas que Álvaro Vieira Pinto fez do nome de Paulo Freire, temos, no livro: Sete lições sobre educação para adultos (1993) uma entrevista cedida por Álvaro Vieira Pinto, temos os trechos qual este cita:

  • “Os métodos bem sucedidos, como o do Paulo Freire, podem acabar se tornando um quisto, uma coisa que impede o prosseguimento do seu próprio desenvolvimento.”
  • “Fui para a Iugoslávia e lá fiquei um ano totalmente inativo, sem poder dar aula, pois conhecia muito mal a língua. Depois de um ano fui para o Chile, por sugestão de Paulo Freire. Ele conseguiu arranjar alguma coisa que eu pudesse fazer e de fato recebi convite para fazer conferências, organizadas por professores do Ministério da Educação juntamente com o Paulo Freire.”

No livro Consciência e Realidade Nacional (1960) ou Ciência e Existência (1969) [fonte incerta], Álvaro Vieira Pinto cita Freire em uma  passagem.

 

Referências de Paulo Freire citando Álvaro Vieira Pinto

 


Livros e artigos que abordam a relação entre Freire e Vieira Pinto

  • PAIVA, Vanilda Pereira. Paulo Freire e o nacionalismo desenvolvimentista. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1986.
  • FÁVERI, José Ernesto de (Org.). O legado de Álvaro Vieira Pinto na voz de seus contemporâneos. Blumenau: Nova Letra, 2012.
  • FÁVERI, José Ernesto de. Álvaro Vieira Pinto: contribuições à educação libertadora de Paulo Freire. São Paulo: Liber Ars, 2014.

 

Deixe um comentário