Arquivo da tag: ISEB

Havia debates sobre Cibernética no ISEB?

O manuscrito de O Conceito de Tecnologia de Álvaro Vieira Pinto publicado em livro em 2005, é especialmente importante porque discute criticamente, já na década de 70, temas que hoje são considerados centrais para pensar cultura, história e sociedade, entre outros.

Entre os vários temas debatidos neste livro, estão a questão da técnica e tecnologia, da máquina e da razão técnica. Ainda pouco analisado é o tema da cibernética na obra de Álvaro Vieira Pinto (talvez porque a palavra “cibernética” seja pouco usada na atualidade, sendo encontrada por “informática” ou “computação”, apesar de suas diferenças).

Sabe-se que a questão da cibernética era um tema importante no Chile (que viria a desenvolver um grande projeto, CyberSyn, de governo cibernético) , país que abrigou Vieira Pinto, quando este esteve em seu exílio. Entretanto, a questão da cibernética já era debatida no próprio ISEB  desde seu início, a partir de cursos ofertado sobre o tema. Esta informação pode ser resgatada a partir de jornais da época:

 

Cursos extraordinários, do I.S.E.B. (jornal de 1956)

Trecho do jornal Correio da Manhã (Rio de Janeiro), de Domingo, 11 de março de 1956 – Cursos extraordinários, do I.S.E.B.

Correio da Manhã, Domingo, 11 de março de 1956
CURSOS
Cursos extraordinários, do I.S.E.B.
Três cursos extraordinários já foram programados pelo Instituto Superior de Estudos Brasileiros, órgão de altos estudos do Ministério da Educação e Cultura, para a segunda metade do presente ano letivo.
Esses cursos, que serão ministrados em seis e oito conferências, são os seguintes: “Filosofia da Ciência”, pelo prof. Plínio Susseking Rocha; “A Cibernética”, pelo prof. Ernesto Luiz de Oliveira Júnior; e “Política Exterior do Brasil”, pelo prof. Cleanto de Paiva Leite.
Além desses cursos, o I.S.E.B cogita da realização de uma série de conferências isoladas abordando temas de alta cultura.

Este curso viria a ser realizado em julho de 1956.