Encontradas referências da Revista “Pelo Brasil” n.5 e n.9

Álvaro Vieira Pinto escreveu textos para a revista “Pelo Brasil”, da qual era proprietário. Entretanto, ainda temos poucas informações sobre a revista e as publicações do filósofo. Seguem referências encontradas em pesquisa realizada por Luiz Ernesto Merkle.

Revista Pelo Brasil, n.5 (1928)

Capa da revista "Pelo Brasil", nº 5 (ano 1), de 10 de dezembro de 1928 (Rio de Janeiro).

Capa da revista “Pelo Brasil”, nº 5 (ano 1), de 10 de dezembro de 1928 (Rio de Janeiro).

 

A referência à Revista “Pelo Brasil”, nº 5 (ano 1), de 10 de dezembro de 1928 (Rio de Janeiro) foi encontrada em um site da Harpya leilões, onde encontra-se a descrição:

Rara revista de notícias e variedades, voltada para o público Católico, dirigida e gerenciada por Augusto Frederico Schimidt, A. Vieira Pinto e Hamilton Nogueira, com colaboração de Tristão de Athaide, entre outros.

Revista Pelo Brasil, n.9 (1929)

Capa da revista "Pelo Brasil", nº 9 (ano 1), de 15 de fevereiro de 1929 (Rio de Janeiro).

Capa da revista “Pelo Brasil”, nº 9 (ano 1), de 15 de fevereiro de 1929 (Rio de Janeiro).

Também sabe-se da existência de um texto de Álvaro Vieira Pinto na revista “Pelo Brasil”, nº 9 (ano 1), de 15 de fevereiro de 1929 (Rio de Janeiro). Esta raridade foi encontrada no Centro de Estudos Campanhense Monsenhor Lefort. Em publicação no Facebook do Centro, encontra-se a descrição:

PELO BRASIL, Anno I, 15 de fevereiro de 1929, nº9. Revista illustrada quinzenal, “Doutrina, Literatura, Artes”. Director-Proprietário: A. Vieira Pinto, Director-chefe: Dr. Hamilton Nogueira, Gerente: Augusto F. Schmidt. Redacção: Rua da Assembléa, 70, 2ºandar, Rio de Janeiro. Sede em São Paulo, Director: Idyllio V. Pinto.

Deixe um comentário