Qual a influência da obra de Lukács no pensamento de Álvaro Vieira Pinto?

Alguns elementos dos fundamentos da compreensão da relação entre ser humano e o mundo/realidade lembram a abordagem de Lukács sobre o mesmo assunto, sendo que tanto Lukács e Vieira Pinto abordaram criticamente o existencialismo (o primeiro negando e o segundo se apropriando) com fundamentação marxista. Também pode ser possível que Vieira Pinto pudesse ter sido chamado para traduzir alguma obra de Lukács.

Qual a relação entre os dois autores?

Contribua para este debate: deixe sua contribuição nos comentários abaixo.

5 ideias sobre “Qual a influência da obra de Lukács no pensamento de Álvaro Vieira Pinto?

  1. Lucas Mattosinho

    Eu estou plenamente convencido, pelo menos n´O Conceito de Tecnologia, que Vieira Pinto tem se utilizado enormemente de várias categorias trabalhadas por Lukács em Para uma Ontologia do ser social. Inclusive em dado momento ele distingue, tal como o filósofo húngaro, das esferas inorgânica, orgânica e social; que ele rebatiza, não me lembro como.

    1. Rodrigo Freese Gonzatto

      É o que me parece também Lucas! E algo que me pergunto é como AVP leu Lukács, pois, de certa maneira, desde 1960, com Consciência e Realidade Nacional, AVP elabora também (acredito eu) uma ontologia (ser, consciência) do ser social (nacional/subdesenvolvido). O distanciamento que AVP faz de algumas denominações mais próximas do existencialismo, e uma incorporação (ainda) maior da centralidade da categoria da trabalho, em O Conceito de Tecnologia, podem indicar que deu preferência à fundamentos da ontologia lukácsiana.

  2. pabdala

    Olá, também concordo com os colegas e tenho absoluta convicção das influências lukacsianas em Vieira Pinto. Isso também pode ser percebido com muita força em Porque os Ricos não Fazem Greve. Lucas, sou professor da UFRGS e tenho estudado a Obra de AVP e há muito tempo tenho essa pulga atrás da orelha sobre onde e em quais circunstâncias ele chegou na obra de Lukács. Acho um mistério, por exemplo, a mal explicada passagem dele pela Iugoslávia no exílio. Espero que você consiga seguir em frente em seu desejo. Nos mantenha informado.

Deixe um comentário