Arquivo da tag: Sartre

Jean Paul-Sartre e Álvaro Vieira Pinto se encontram?

Sim.

Sartre foi um filósofo da existência, e Vieira Pinto apresenta em sua obra vários elementos do existencialismo, inclusive comentando, criticando e fazendo releituras de conceitos de Sartre (especialmente os conceitos de: projeto, em-si e para-si).

Vieira Pinto esteve na França (entre 1949 e 1959), apresentando sua tese de doutoramento sobre Platão. Visitou a Sorbonne, universidade de Sartre. Por sua vez, Sartre esteve no Brasil em 1960 e visitou o ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros), no qual Vieira Pinto era diretor do departamento de Filosofia.

Segundo informação levantada por Luiz Ernesto Merkle na base de dados da Biblioteca Nacional, o jornal Última Hora, Rio de Janeiro, Têrça-Feira, 30 de Agôsto de 1960 Página 3, na Coluna NA HORA H, de José Mauro, consta a seguinte notícia:

sartre_vieirapinto_no_brasil-noticia

Título Principal da Coluna: Satrre Visitou o Morro da Babilônia
Em “Sete Notícias”
1 Ontem, pela manhã, conversaram no bar do Hotel Miramar, em Copacabana, com o filósofo Jean-Paul Sartre, os Professores Rolan Corbisier, Álvaro Vieira Pinto e Cândido Mendes de Almeida. A conversa, que durou mais de três horas, versou sobre nacionalismo e colonialismo.

[Link para a página completa deste jornal]


Possui outras informações e referências? Contribua para este debate: deixe sua contribuição nos comentários abaixo.