Arquivo da tag: Outras obras de Álvaro Vieira Pinto

Anotações sobre Hegel

Anotações sobre Hegel, 1961

VIEIRA PINTO, Álvaro. Anotações sobre Hegel. Mimeografado. Rio de Janeiro: Instituto Superior de Estudos Brasileiros. [incompleto, não publicado, não revisado pelo autor] 76 pp.

Acesso a obra:

➡     Acesso ao facsimile digitalizado

 

Pesquisa sobre a obra em andamento.

O facsílime destes manuscritos de Álvaro Vieira Pinto e sua digitalização pertencem ao arquivo pessoal da Profa. Betty Oliveira, que gentilmente os digitalizou e disponibilizou para pesquisa sem fins comerciais por integrantes da Rede de Estudos Álvaro Vieira Pinto e outras pessoas interessadas. A cópia dos originais foi realizada em 1961, quando a Profa, Betty teve aulas com Vieira Pinto, portano estes documentam são de data anterior.

O documento inclui uma alguns documentos esparsos, uma introdução e 17 seções sobre Hegel. Esta cópia facsímile é para uso exclusivo em pesquisa, sem fins comerciais. Trabalhos que utilizem devem necessariamente a fonte. Os direitos autorais sobre a obra pertencem ao espólio de Álvaro Vieira Pinto, e requerem autorizção para uso não comercial.

Introdução do livro “Razão e anti-razão em nosso tempo” de Karl Jaspers

JASPERS, Karl. Razão e anti-razão em nosso tempo
Introdução de livro, 1958

VIEIRA PINTO, Álvaro. Introdução. In: JASPERS, Karl. Razão e anti-razão em nosso tempo. Tradução por Álvaro Vieira Pinto. Rio de Janeiro: Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), 1958. (Coleção Textos de Filosofia Contemporânea, 1)

Sobre a obra:

  • “Além de traduzir o livro, escreveu a “Introdução” Razão e anti-razão em nosso tempo, de Karl Jaspers, publicado pelo ISEB em 1958.” (CÔRTES, 2003, p.320)
  • “Álvaro Vieira Pinto estava totalmente envolvido por esse revival historicista-fenomenológico-existencialista. Em 1956, meses antes de assumir a chefia do Departamento de Filosofia do ISEB, ofereceu um curso na Universidade de Assunção sobre a Filosofia Atual, onde deu aulas sobre esse percurso filosófico que vai de Kant a Jaspers. Os temas dessas lições de Assunção ressurgem quando ele traduz e publica, pelo ISEB, Razão e anti-razão de Karl Jaspers (o primeiro título da coleção Textos de Filosofia Contemporânea que o Instituto pretendia editar, mas não chegou a ir adiante); também serão retomados em 1960, em Consciência e realidade nacional, e continuarão presentes em Ciência e Existência, que escreveu em 1967 no Chile, já no exílio.” (CORTES, 2006, p.298-299)
  • “Vieira Pinto apresentou a coleção e a intenção de publicar posteriormente os mais representativos pensadores das principais correntes filosóficas do período, isto é, a filosofia da existência (em seu diálogo com), o marxismo e, finalmente, a filosofia analítica. O plano editorial não chegou a ser realizado, mas estavam previstos os lançamentos de livros de Gabriel Marcel, Jean Paul Sartre, A. J. Ayer, Ortega y Gasset, Lefêvre e Lukács.” (CÔRTES, 2006, p.299)

Prefácio do livro “Ideologia e Realidade” de Michel Debrun

DEBRUN, Michel. Ideologia e Realidade
Prefácio de livro, 1959

VIEIRA PINTO, Álvaro. Prefácio. In: DEBRUN, Michel. Ideologia e Realidade. Rio de Janeiro: Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), 1959. (Coleção Textos Brasileiros de Filosofia, 5)

Sobre a obra:

  • “Em 1959, ainda como chefe do departamento de Filosofia, prefacia, a convite de Michel Debrun, a obra de duzentas e oitenta quatro páginas de sua autoria intitulada “Ideologia e realidade”, publicada pelo ISEB, no Rio de Janeiro, no mesmo ano.” (FÁVERI, 2014, p.99)